Maria Pia Marcondes Ferraz

A EXPOSIÇÃO DE MIKA CHERMONT

 

MIKA CHERMONT

Esta semana fui à exposição de Mika Chermont de Britto e fiquei absolutamente encantada com o que ví.

Ela inventou uma forma, que amei, de retratar a nossa adorada praia de Ipanema. As fotos são todas iluminadas, ou seja, ficam numa montagem com luz por de tràs. Uma idéia super original e a praia do Rio ficou até mais bonita!

Convidei Mika para explicar sua arte.

Mika Chermont:
“Não sei se foi a publicidade ou o cinema, onde trabalhei por muitos anos, ou a própria vida, mas os detalhes sempre me chamaram mais a atenção. Detalhes esses, presentes no nosso dia a dia, que de tão acostumados, nem “enxergamos”: a beleza na simplicidade.

Experimentar, aprender é o que faço todo dia. Ainda reluto em utilizar retoques. Quero continuar “tentando” fazer cada foto ser uma continuação ou o complemento da outra, através de dois ou mais cliques  do mesmo objeto, ou parte dele, do jeito que ele realmente é.  Isso é o que  me desafia em descontruí-lo e, a partir daí, fazer com que se “encontre” e provoque  algum tipo de sensação, nos olhos de quem  vê.

Paisagens do Rio são outra paixão. A série Arpex, tenho um carinho muito grande. Por retratar a cidade onde nasci e que todo mundo que conhece se apaixona, é super instigante. Criar ângulos inusitados ou simplesmente o recorte do meu olhar, faz dessa “experimentaçao” um trabalho que me dá uma satifação enorme. E, quando vejo a reação de encantamento das pessoas, é o  meu maior retorno. Colocar essas imagens num suporte diferente, como o backlight, surpreende ainda mais. Com certeza o cinema me infuenciou.

Há quatro anos venho desenvolvendo esse trabalho com a luz. Faço testes com lâmpadas, de diâmetros e tamanhos diferentes, até chegar ao resultado que me agrade. É um processo e tanto.

Outro suporte que gosto muito é a lona.

Quando larguei a publicidade, fui mostrar meu trabalho de fotografia, que já vinha fazendo em paralelo, na galeria Mercedes Viegas. Fiquei lá por cinco anos.

Participei também de FotoRio, várias coletivas e palestra na Casa do Saber. Esse contato com o público é muito enriquecedor. Desde abril desse ano de 2012 que sai da galeria.  Com essa saída, abri o espaço que inaugurei na semana passada, agosto de 2012.

Quero voltar a expor em galeria sim, até porque só mostrei o meu trabalho em duas delas: na Mercedes Viegas, como falei, e na  Márcia Barrozo do Amaral.  No momento estou organizando novas séries e testes, o novo espaço, cursando EAV ( Escolas de Artes Visuais, do Parque Lage) com Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale, Bruno Miguel. Quero aprender cada vez mais.” MCB

Mika Chermont mora e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em jornalismo, sempre trabalhou com imagens. Começou na publicidade e no cinema: morou em New York,  onde iniciou o curso de  cinema na Parson’s, mas não terminou. Foi da primeira turma de fotografia da Paula Trupe, na EAV, em 1987. Participou de várias coletivas , sempre em torno dos temas geometria e grafismo. MP

CONTATO:
TEL: 021 9856 1888.


A EXPOSIÇÃO DE MIKA CHERMONT Read More »

O GRANDE LEILÃO EM BENEFICIO DO VALE DO CUIABÁ

 

No dia 12 de janeiro de 2011 aconteceu a maior enchente da Região Serrana do Rio de Janeiro. Foi uma tragédia jamais vista na região. Segundo a Defesa Civil, 8.777 pessoas ficaram desabrigadas e 20.790 desalojadas. No Vale do Cuiabá (Petrópolis), onde moravam em torno de 1.000 pessoas, 90 pessoas morreram, 111 casas foram demolidas, 129 foram danificadas e 47 atingidas. As residências destruídas em sua maioria eram casas de classe média baixa, de acordo com a renda local. A população atingida perdeu todo seu patrimônio. Uma tristeza sem tamanho!
As tempestades passaram, mas o impacto da tragédia continuou instalado na vida de todas estas família atingidas que não param de sofrer. Após 1 ano e meio da tragédia, nada foi feito. As famílias continuam sem moradia e sem perspectiva alguma de mudança. Atualmente no Vale do Cuiabá em torno de 120 famílias estão sem casas, muitas morando de aluguel social (que acabará em algum momento) ou em casas de seus familiares.

O Nosso Cuiabá foi iniciado em fevereiro de 2011.O projeto foi originalmente idealizado pelo empresário Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, junto a um grupo de amigos e, desde seu inicio, está sendo desenvolvido em parceira com o Instituto da Criança.O Nosso Cuiabá visa a construção de 61 moradias e 5 ambientes comerciais para as famílias desabrigadas da região. Não estamos diante de um simples empreendimento imobiliário, mas lutamos por construir algo maior: resgate do respeito à vida e à dignidade daqueles que foram atingidos pela tragédia. O projeto é pioneiro e poderá servir de modelo em outras localidades.

Uma das formas de conseguir fundos para a conclusão da construção será um leilão de artes em prol do Nosso Cuiabá que será no dia 30 de agosto no Parque Lage. Vai ser uma festa maravilhosa e 100 % da renda irá para a construção das casas.

Mais ou menos  50 artistas doaram seus trabalhos para serem leiloados. Quem cuidará do leilão e da logística referente as obras será a Bolsa de Arte, comandada por Jones Bergamin. As obras do Leilão estarão expostas na Bolsa de Arte nos dias 27, 28 e 29 de agosto das 11 às 19h.
A SENSACIONAL Bia Lessa assinará a cenografia ao som da Cristina Braga e Ricardo Medeiros.

MP

FICHA TÉCNICA:
Dia: 30 de agosto
Horário: 20h
Local: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Valor: R$ 500,00 por pessoa.
http://valedocuiaba.wix.com/leilaovalecuiaba

Os melhores chefs do Brasil: Claude Troisgos, Felipe Bronze, Roberta Sudbrack, Roland Villard e Samantha Aquim oferecerão após o leilão um jantar informal que certamente será o  mais divertido do Rio de Janeiro.

OS CONVITES SÃO LIMITADOS!!!!!

Mais informações com Lucília Gouvêa Vieira pelo telefone (21) 8847-6363 ou [email protected]

ALGUMAS OBRAS QUE SERÃO LEILOADAS.

BEATRIZ MILHAZES

 

ADRIANA VAREJÃO

 

ANTONIO DIAS

 

VIK MUNIZ

 

ANA VIDIGAL

 

CILDO MEIRELLES

 

GABRIELLA MACHADO

 

LUIS ÁQUILA

 

MIGUEL RIO BRANCO

 

DANIEL SENISE

 

CARLOS VERGARA

 

ANGELO VENOSA
LUCILIA GOUVEIA VIEIRA A GRANDE ORGANIZADORA DO EVENTO.

NÃO DEIXEM DE ASSISTIR ESTE VIDEO ABAIXO!

Esse filme maravilhoso e emocionante mostra a ajuda de um grande empresário brasileiro:

O GRANDE LEILÃO EM BENEFICIO DO VALE DO CUIABÁ Read More »

UMA DICA DE PAULO UCHOA em Londres

Meu queridissimo amigo  Embaixador Paulo Uchoa acabou de me mandar este e-mail com uma dica de hotel em Londres imperdível:

FACHADA DO HOTEL  foto by Paulo Uchoa para o 40 forever

“Querida Pia, estive em Londres recentemente e fiquei hospedado em um hotel muito simpático no bairro de Chelsea chamado ’11 Cadogan Gardens’. O hotel ocupa duas town houses bem típicas dessa região da capital inglesa. No andar térreo, além da recepção, os hóspedes podem desfrutar de salas de estar, salas de reunião e uma aconchegante sala de televisão. A sensação é de que você está em casa.

No subsolo, há o restaurante, com um excelente cardápio, um pequeno spa e uma academia completa de ginástica com equipamento de ultima geração. Os quartos são confortáveis e acolhedores e os banheiros são de ótima qualidade. A decoração me fez lembrar o estilo sofisticado e de extremo bom gosto do nosso queridíssimo Sig Bergamin, aliás a primeira coisa que fiz depois do check in foi escrever-lhe, sugerindo que ficasse hospedado ali na sua próxima viagem a Londres. Fica a dica para os seus leitores e leitoras.”

A RECEPÇÃO DO HOTEL, super charmosa!

 

Uma das salas…

 

 

SALA DE TELEVISÃO, SUPER INGLESA!

 

Adorei as escadarias old fashion…

 

 

 

 

 

Obrigada querido amigo adorei a dica deste hotel de charme delicioso. Estou louca para ir para Londres e me hospedar lá. MP

Clique AQUI para visitar o site do hotel.

UMA DICA DE PAULO UCHOA em Londres Read More »

JOIAS ÉTNICAS no Rajastão

SERGIO CARVALHAU posando ao lado de seu Buda

Como disse BN, no seu post sobre esta maravilhosa loja, “é a embaixada do Rajastão no coração de Ipanema”.

Acabei de chegar da Índia, mas ninguém precisa ir tão longe para achar jóias tão lindas: fiquei encantada com tudo que ví por lá e, modéstia à parte, achei tudo a minha cara. Adoro uma jóia diferente e exótica e é exatamente o que se acha no “RAJASTÃO’, templo de bom gosto e requinte.

As peças são garimpadas pelo mundo afora, algumas no Oriente, outras em Milão, da marca Zilos, da design italiana Elizabeth Paradon, outras em Roma ou Paris, do casal dinamarquês Nikolaí e Gerda Monies. O Rajastão carioca é bem mais internacional do que o da Índia.

Fiz uma seleção do que mais gostei… MP

Linda pulseira de prata com pequenas perolas.
Prata tipo palha transada
Estes colares com pedras coloridas e com lapidação indiana levantam qualquer roupa!
Esta cor roxa nunca tinha visto!
Ouro trabalhado…
Perolas com madeira é tudo de bom!

 

Muito elegante!

 

Tania Caldas, linda, posando para mim.
Esta golinha combina  com  qualquer roupa Fica lindo com blusa branca, vestidinho preto e até só com uma camiseta básica.

 

As pulseiras italianas parecem uma obra de arte no braço!

 

Este colar é o que há de magico!
Turquesa é sempre MUITO enfeitativo para o verão, este então…é de matar de lindo!

 

 

Adoro um colar diferente, este é maravilhoso!
Linda pulseira de turquesa.

 

SERGIO CARVALHAU E MARTHA CASTILHO, posando para nosso 40 forever.

RAJASTÃO

RUA VISCONDE PIRAJÁ  444 LOJA 124

TELEFONE; ( 021) 2267 7469

JOIAS ÉTNICAS no Rajastão Read More »