MIRANDA: A NOVA CASA DE ESPETÁCULOS CARIOCA!
MIRANDA: A NOVA CASA DE ESPETÁCULOS CARIOCA! Read More »
Arte e Cultura
MIRANDA: A NOVA CASA DE ESPETÁCULOS CARIOCA! Read More »

A antenadíssima Galeria MUL.TI.PLO faz parte da minha vida desde seus primórdios e, por isso, me sinto uma espécie de atleta fundadora, em seu rol de clientes. Explico. MP e eu tivemos um ativo escritório de decoração de interiores, em BSB, nos anos 90 era da Espaço Múltiplo, seu primeiro nome, que saiam as molduras que usávamos em nossos trabalhos.
A Galeria e nós também, mudamos e ela tornou-se um dos mais importantes espaço de exposições da cidade. Por isso, pedi ao queridíssimo do Blog, Luis Carlos Nabuco, um de seus sócios, que nos contasse tudinho sobre esta importante mostra comemorativa dos 50 anos de trabalho do grande Roberto Magalhães, que estréia por lá amanhã: vou estar rente, que nem pão quente! BN
COM VOCÊS, LC NABUCO:
“Revelando Roberto Magalhães
A Mul.ti.plo Espaço Arte celebra os 50 anos de carreira do artista plástico Roberto Magalhães com 40 desenhos, em técnicas variadas e um múltiplo inédito, feito especialmente para a exposição.
Após uma reforma, nas instalações da galeria, estamos de volta para movimentar o Rio com algumas exposições que farão a diferença !
À partir de 22 de março, abrimos a exposição “Observador de Tudo”, que comemora os 50 anos de carreira do artista plástico, revelando todas as nuances de seu processo criativo – que o mercado desconhece e ele mesmo encobriu ao longo dos anos. Para além de suas séries mais consumidas pelos amantes de arte contemporânea – rostos, flores e temas etéreos –, o que a Mul.ti.plo apresenta é uma garimpagem em mais de 3 mil obras de Magalhães.
E o resultado é uma exposição instigante, provocativa e reveladora.Esquece tudo que já foi visto do Roberto Magalhães e o público poderá conhecer o resultado de uma verdadeira ‘escavação’ na obra do artista. Os desenhos expostos serão uma surpresa para os que admiram seu trabalho.
A mostra não é uma retrospectiva, é a celebraçåo do novo , do desconhecido. Não há ordem cronológica ou temática, såo 40 desenhos em técnicas variadas (nanquim, guache, esferográfica, lápis de cor, pastel…) que estarão expostos. É a revelação da liberdade do artista. E ninguém exerce essa liberdade tão completamente como Roberto Magalhães . Além das obras em papel, um múltiplo tridimensional foi feito pelo artista, especialmente para a exposição.” LUIS CARLOS NABUCO!
A MUL.TI.PLO COMEMORA ROBERTO MAGALHÃES: O OBSERVADOR DE TUDO! Read More »
Você já foi à China, de corpo e alma? Já?! Aí que sortudo! Pois eu fui, por enquanto, só de espírito e vou te contar como…
Sempre tento dar uma mãozinha ao destino, concentrando meus pensamentos e energia nos projetos que sonho e uma viagem à China está na minha mira, há tempos, esperando pelo Doc e uma brecha na correria da vida. Por isso, quando vi na bancada de uma livraria o “Sobre a China”, de Henry Kissinger, Editora Objetiva, atraquei-me a ele como se fosse o tal do cavalo selado e fiz uma maravilhosa pré viagem ao Império do Centro, à galope, por suas páginas: você lê este livro, num estirão!
Ex-Secretário de Estado americano mais star de século XX e Prêmio Nobel da Paz de 1973 (dividido com Le Duc Tho), pelo cessar fogo no Vietnam, Kissinger tornou-se uma espécie de Dom João VI dos EUA ao conceber a façanha da “abertura dos portos chineses à nação amiga”, no caso à pátria que escolheu pra viver e servir. Com isso, foi um observador privilegiado do grandioso e hermético país, generoso ao dividir conosco, leitores, suas impressões sobre o que viu e irresponsável ao tirar-me noites de sono com sua envolvente história de uma China que, para mim, sempre foi um mistério a ser desvendado.
Com uma narrativa agradabilíssima e um ponto de vista histórico/diplomático abrangente, HK canta a sua China lá de trás, na enigmática origem de sua civilização com o Imperador Amarelo até Barack Obama, sem pretensão mas com extrema segurança, te pondo a par das entranhas de um mundo paralelo e sem paralelos, na face da terra. Revelando seus mistérios, explicando a sua personalidade e apontando seu possível futuro, “Sobre a China” é um must read! BN

À CHINA COM HENRY KISSINGER: IMPERDIVEL! Read More »

Sábado é dia nobre da semana e pra combinar com ele, nossa queridíssima Vanda Klabin honra o BLOG com sua visita pra contar sobre a maravilhosa exposição que inaugurou, sábado passado, no Centro de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro, da qual ela é curadora: privilégio!
A exposição fica até 22 de abril, de segunda a seta feira de 11 às 18 horas e nos sábados, domingos e feriados das 11 às 17 horas.
O Centro de Arte fica na Rua Luis Camoões, 68, Centro. BN
VANDA KLABIN COM A PALAVRA:
” A MEMÓRIA DO HOMEM NÃO É UMA SOMA; É UMA DESORDEM DE POSSIBILIDADES INDEFINIDAS”, JORGE LUIS BORGES in NOVE ENSAIOS DANTESCOS & A MEMÓRIA DE SHAKESPEARE
” GRAMÁTICA URBANA é uma mostra de interação entre o espaço cotidiano da cidade e a produção artística contemporânea. Focaliza um conjunto de obras inéditas de onze artistas contemporâneos que apresentam associações, afinidades e oposições entre as mais diversas formas, técnicas e linguagens.
O espaço público é o principal campo de investigação desses artistas, que na sua maioria, tiveram a sua trajetória oriunda dos registros realizados pelas paredes da cidade e com a vitalidade da urgência urbana. Por sua natureza efêmera e transitória, a construção parece estar próxima da desconstrução, os campos picturais parecem não ter metas definidas, as paredes urbanas são tratadas como plano pictórico, como espaço geográfico de ocupação da verdade poética de seus pensamentos.
Cada um construiu a sua trajetória e o seu idioma pessoal, formulou o seu próprio vocabulário artístico em relação à esfera urbana, mas mantendo uma certa alquimia de contrastes. Cada um tem sua localização singular na trama cultural contemporânea, cada um pontua as suas diferenças e descontinuidades na tensão da convivência e na plasticidade iconográfica do conturbado território urbano.
Organizam o espaço em torno de anotações fragmentárias, uma espécie de desacordo entre a vontade de comunicar a sua expressão gráfica/pictórica e a arquitetura urbana. O olhar oscila entre os fragmentos de jornais, os cartazes recortados, os resíduos urbanos, as obstruções na superfície, as pequenas colagens abstratas,as entidades irreconhecíveis dos agrupamentos de letras, os alfabetos cifrados, o caráter emblemático de signos, que apresentam combinatórias geométricas e pretende trazer o espaço físico do mundo exterior e suas ressonâncias urbanas para um outro território. A idéia da curadoria é tirar partido deste frescor, numa exposição que reúne as obras mais próximas ao espírito inquieto desses artistas, sempre em incessante processo criativo”.
ANTONIO BOKEL / ALÊ SOUTO / BERNARDO RAMALHO / BRUNO MIGUEL / DANIEL LANNES / ELVIS DE ALMEIDA / EVANDRO MACHADO / GAIS / JOANA CESAR / PEDRO SÁNCHEZ / TIAGO PRIMO
COM VOCÊS, A ARTE DE CADA UM DOS ARTISTAS QUE PARTICIPAM DA DESLUMBRANTE EXPOSIÇÃO! BN











CURTAM, AGORA O CENTRO HÉLIO OITICICA, MAGISTRALMENTE PREENCHIDO PELA EXPOSIÇÃO! BN
VANDA MANGIA KLABIN
SOBRE A LINDA EXPO GRAMÁTICA URBANA: POR VANDA KLABIN! Read More »