Arte e Cultura

Arte e Cultura

OS JARDINS DA PEPSICO EM NEW YORK

“Como todos nós sabemos, Nova York é um sonho de destino para todo mundo.
Mas há muitas opções na cidade e em seus arredores e isso, às vezes, deixa o visitante meio perdido, sem saber para onde ir.
Sabendo que muitos dos nossos leitores gostam de estar informados sobre as coisas imperdíveis de cada lugar, pedi, então, ao meu queridíssimo amigo Paulo Uchoa, nosso adido cultural em Nova York, e em breve Embaixador na África, que preparasse alguns notas com dicas das coisas interessantes que ele vê por lá no dia-a-dia.
Acho que os nossos leitores e as nossas leitoras vão se deleitar com esses programas incríveis que ele vai nos apresentar. MP
Vejam o primeiro:

Queridos leitores e leitoras desse blog sensacional, nessa minha primeira experiência de blogueiro por um dia, que Pia, Ana Cecília e Bebel me oferecem, recomendo visita ao Jardim de Escultura Donald M. Kendall, que rodeia a sede da empresa PepiCo.
A ideia de um jardim de esculturas no terreno que rodeia a sede da empresa foi concebida Donald M. Kendall, que por anos presidiu a PepsiCo.  O nome do jardim é uma expressa homenagem a esse empresário de visão. Kendall acreditava que os funcionários de sua companhia poderiam trabalhar melhor e produzir mais se estivessem imersos em um ambiente de equilíbrio e estabilidade. Foi assim a que tudo começou. As primeiras aquisições se deram a partir de 1965. Hoje a coleção conta com 45 peças de alguns dos mais importantes artistas plásticos do século XX como Alexander Calder, Alberto Giacometti, August Rodin, Joan Miró, Henry Moore e tantos outros.

 

 

 

 

  Ao longo dos anos, as escultura foram sendo cuidadosamente colocadas em um jardim, primeiramente planejado pelo famoso paisagista Russell Page, que veio a falecer em 1985. Desde então, a manutenção e as novas incorporações estão sob a responsabilidade de outro grande paisagista, François Goffinet. O resultado desse planejamento cuidadoso e dessa coleção magnífica é impressionante: uma profusão de formas e materiais, de cores, de plantas e de cheiros, ora em escala minimalista, ora em escala monumental. Os visitantes ficam todos encantados.  Recentemente, voltei a visitar o Jardim na companhia dos amigos Roberto Paz, Raquel Silveira e Leonardo Camel. Eles ADORARAM o passeio. Fica minha recomendação!

 

 

 

 

 

 

Roberto Paz, Leonardo camel e Paulo Uchoa

Informacões práticas: a sede da PepsiCo fica na cidade de Purchase, ao norte de Nova York. Os visitantes podem ir de carro (estacionamento gratuito) ou de trem. Os jardins estão abertos à visitação pública de abril a outubro das 7 da manhã às 7 da noite e de novembro a março das 7 da manhã às 7 da noite. O ingresso é gratuito.”

OS JARDINS DA PEPSICO EM NEW YORK Read More »

A MARAVILHOSA CASA DA MÚSICA DA CIDADE DO PORTO!

A craquérrima Vanda Klabin visita hoje o BLOG!
E nos conta sobre a linda “Casa da Música” do Porto!

Oba, hoje é um daqueles domingos abençoados, em que recebemos a iluminada visita da nossa embaixadora no mundo das artes, a curadora Vanda Klabin. 

Desta vez, seu assunto vem de uma linda cidade portuguesa, o Porto. Vanda esteve por lá, de férias, e nos conta sobre sua maravilhosa “Casa da Música”. BN

A arrojada “Casa da Música” da cidade do Porto!

VANDA KLABIN: “Considerando-se o prédio como um volume sólido, do qual eliminamos as duas salas de concerto e todas as outras instalações públicas, criamos um bloco oco, que revela seu conteúdo, sem ser didático e, ao mesmo tempo, expõe a cidade. O prédio é ao mesmo tempo claro e misterioso – o diagrama  torna-se uma aventura arquitetônica”, assim definiu o arquiteto Rem Koolhaas, ao conceituar sobre a sua obra.

A aventura arquitetônica de Koolhaas! BN

A cidade do Porto, que segundo o poeta Luís de Camões, deu origem ao nome de Portugal, fica situada às margens do rio Douro e a atividade comercial que mais contribuiu para o seu desenvolvimento foi  a produção do famoso e tradicional  Vinho do Porto .

Em 2001, foi eleita a Capital Européia da Cultura e o  seu centro histórico, hoje, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A partir de então, a cidade passou por uma profunda requalificação urbana e vários  edifícios de arquitetura moderna foram construídos.

O prédio no contexro da cidade! BN

A Casa da Música  foi o primeiro edifício construído para ser, exclusivamente, dedicado à música e concebida como parte integrante do projeto de renovação urbana e cultural da cidade do Porto. Através de um concurso internacional de arquitetura, a escolha recaiu sobre o arquiteto holandês Rem Koolhaas, que completou seus  estudos em Londres e recebeu várias distinções importantes, como Pritzker Prize e o prêmio da União Européia Mies Van der Rohe, dos arquitetos britânicos.

Essa escolha talvez tenha surpreendido os espíritos mais conservadores e, por ser um projeto um tanto ousado, foi objeto de ácidas polêmicas por parte dos portugueses. As escavações foram iniciadas em 1999 e sua inauguração  foi  em abril de 2005.  No dizer do poeta português Fernando Pessoa:  Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

” Formas assimétricas em diversos planos”…
Outro lindo plano assimétrico… BN

O projeto arquitetônico foi concebido  como uma sinfonia clássica, de linhas modernas, no formato de um  poliedro irregular, uma linguagem simbólica de um diamante bruto. Construído em cimento branco, apresenta formas  assimétricas em diversos planos, com 12 andares e graus esquinados  nos seus ângulos. O conceito arquitetônico predominante é a transparência e apresenta colunas e vidros ondulantes como a música.

” Predomina a transparência…”
“Vidros ondulantes como a música”!

A Casa da Música contempla  uma grande diversidade de genêros musicais, concertos, grupos de pesquisa e ações educativas, cujo fio conductor é Saber, Ouvir, Fazer, Criar. A entrada principal tem 30 metros de pé direito, uma bela escadaria de alumínio escovado, tetos de vidro, passarelas suspensas e  abriga  a bilheteria,  a loja, o centro de documentação,  a fonoteca,  a videoteca e  a biblioteca.

 

” A entrada principal te 30 metros de pé direito…”!
Detalhe “da bela escadaria de alumínio escovado…”

A Sala Guilhermina Suggia, nome de um violoncelista  portuense, é a principal, dotada de excepcionais condições de acústica e apresenta um belo jogo de luzes,  proporcionado pelas amplas  zonas envidraçadas. O material utilizado foi o pinho nórdico, trazido da Finlândia, ideal para tratamento acústico e as cadeiras têm um design  e um revestimento  de veludo visando a equilibrar o som, de modo que se a sala estiver repleta ou vazia, a cadeira  simula uma pessoa sentada.

“A sala Guilhermina Suggia, toda forrada com pinho nórdico: ótimas condições de acústica.”
Olhem que linda a sala bombando… BN

O Pequeno Auditório é uma área polivalente, com capacidade para 300 lugares, caracterizada pelo uso da cor  vermelha, como nos teatros barrocos italianos e sem cadeiras fixas. Possui uma infra-estrutura de som e luz pensada para servir às flexibilidades dos concertos programados e atividades educativas.

“O pequeno auditório caracterizado pelo uso a cor vermelha, como nos teatros barrocos italianos…”.

A Sala Cibernética  tem condições sonoras especiais para apresentar  projetos musicais experimentais, multimídias e novas tecnologias. O teto, em pirâmide, cria condições  acústicas ideiais  para a música amplificada.

Sala para novas tecnologías.

O Foyer tem a particularidade de  mostrar a cidade  através de altas parede de vidros  onduladas.

“O Foyer tem a particularidade de mostrar a cidade…”!

A Sala Vip é um espaço multifuncional, vocacionado para ocasiões cerimoniais. O arquiteto presta homenagem à azulejaria portuguesa, através de reproduções de painéis originais que se encontram instalados em diferentes espaços museológicos de Portugal e da Holanda.

Na sala VIP o arquiteto presta homenagem à azulejaria portuguesa…
No detalhe, azulejo e música…

O Terraço, no piso mais elevado do edifício, tem teto de vidro que abre para o céu e para  a Rotunda da Boavista.

O terraço e a vista inda da Rotunda da Boa Vista…

O Restaurante, ao lado do terraço, tem um ambiente cromático – painéis de cores variadas e abriga também um bar e um café-concerto.

” O restaurante tem um ambiente policromático…”.

É uma visita imprescindível para aqueles que estiverem de passagem pela cidade do Porto”. Vanda Klabin.

VANDA MANGIA KLABIN
Tel: +55 (21) 2267-2662
Cel   +55 (21) 9986.9256
[email protected]r

 

A MARAVILHOSA CASA DA MÚSICA DA CIDADE DO PORTO! Read More »

UMA PROGRAMAÇÃO SENSACIONAL PRO SEU FINDE!

Nem pense neste modelito para o seu fim-de-semana: tem muita programação imperdível na cidade…

Sexta-feira é o dia internacional de organizarmos a programação do fim-de-semana. Por isso, dou duas dicas bacanérrimas, pra quem está no Rio de Janeiro. Sei que já foram super badaladas, nos jornais, mas não custa nada repetí-las, vai que você estava viajando…

BN preparando-se para o percurso dantesco!

Trata-se de duas maravilhosas exposições: uma está na Caixa Cultural, “Dali: A Divina Comédia” e a outra, “Alberto Giacometti na Coleção da Fundação Alberto E Annette Giacometti”, no MAM.

Linda esta gravura, que é a primeira da série, com Dante, solitário, caminhando em direção ao… inferno!

Fui primeiro ver Dalí e as cem gravuras que ele fez pra ilustrar os cem cantos da Comédia de Dante. Achei o casamento perfeito, um dueto improvável mas primoroso, onde imagens e versos se completam, com a força e estridência necessárias. Só mesmo o surrealismo para concretizar, “comme il faut”, o “código de ética” mais cruel da face da terra, setecentos anos depois: como se um tivesse esperado pelo outro. Saí incomodada, com tantas informações brutais.

A caminhada de Dalí acompanha a dos cantos de Dante e vai na sequência: Inferno, purgatório e Paraíso… Esta gravura está no inferno…

Esta exposição acentuou as saudades perenes que sinto do maravilhoso Professor Marcos Pires, pois tive a grande honra e o privilégio de tê-lo como “personal Vergílio”(a grafia é esta, segundo meu guru Junito Brandão). Por dois anos, um grupo de amigas e eu, com a perseverança e imensa cultura de Pires, nos dedicamos a tentar desvendar os mistérios do grande Dante. Sem sua ajuda, eu não teria saído do primeiro canto…

BN entrando no lindíssimo prédio do MAM!

Saímos do “Caixa Cultural” direto para o MAM, onde o grande Giacometti esperava a nossa visita, sereno e na medida.

O maravilhosos homem andante de Giacometti!

A extrema elegância de suas esculturas aliviaram e muito o meu espírito, enchendo meus olhos com suas formas limpas e esguias. Sempre que vejo algum trabalho de Giacometti, lembro da tecnologia caseira dos castelos que fazíamos com areia e água, nas praias desta vida.

Amei a última sala, no terceiro andar, com esculturas de uma fase que eu não conhecia, à la Bacon e seus Papas.

Vou contar uma brincadeira pra vocês: Meu marido e eu, quando vamos numa expo que amamos, no final “simulamos uma catástrofe” e checamos o que cada um salvaria, dentre tantas belezas. Nesta expo, ele salvaria esta escultura. Lembrei de Roberto Magalhães….

Adorei a minha preciosa tarde cultura! BN

 

UMA PROGRAMAÇÃO SENSACIONAL PRO SEU FINDE! Read More »

A ARTE COM DOLAR

Karl Lagasse faz arte com um dolar, ótima ideia e grande sucesso. Ele tem 31 anos, é parisiense, e inspirado nos Estados Unidos, fez sua fama fazendo esculturas da nota de um dolar em aluminium ondulado. São obras coloridas, únicas, e que como ele mesmo diz ” Através da minha arte eu conto a minha época e construo a minha verdade. A lenda do sucesso com uma nota de um dolar no bolso, sempre foi um símbolico de sucesso para mim, e uma energia positiva que sempre quiz dividir…’

Segundo Karl os dizeres da nota ” In God we trust “( Acreditamos em Deus ) dá uma dimensão mistica e espiritual ao seu trabalho original. Gostei muito de suas obras, são divertidas, coloridas e muito criativas. MP

www.karllagasse.com

A ARTE COM DOLAR Read More »