Bebel Bittencourt Niemeyer

O CHEF GARDE MANGER!

Lembram desta linda cesta, no post sobre abóboras? por causa dela conheci esta especialidade interessantíssima: Gard Manger!

Desculpem a ignorância do macaco, mas só fui aprender o que era um chef “Garde Manger” outro dia, quando procurava imagens para ilustrar um post sobre abóboras. Ou melhor, não ligava o nome à pessoa deste artista, que brilha nas cozinhas profissionalizadas desta vida, extraindo obras de arte de matérias primas como frutas, legumes, massa de pão, manteiga.

De suas mãos, surgem esculturas vivas e encantadoras, que enchem nossos olhos e atiçam os estômagos quando adentram nos salões dos restaurantes, hotéis e alguns buffets que podem se dar a este luxo, pois o prazer à mesa começa pela visão pra desembocar no paladar: quanta responsabilidade na era da culinária super star!

Surgida na França pré-revolucionária, bien sûre, a profissão de “guardar a comida” era uma arte e uma façanha, numa época em que não existia energia elétrica. Evoluiu, na gastronomia contemporânea super especializada, para o profissional que domina a parte de frios, em geral: canapés, patês, terrines, mesas de frios, saladas variadas, molhos para tudo isso e todo tipo de decoração para cada bandeja. E é justamente este pequeno grande detalhe que nos interessa neste post, para continuarmos o parágrafo acima.

Funcionamento de uma cozinha francesa, pré revolucionária…
Um chef “ancien régime”, em plena atividade!

Como tudo é quase perfeito, o perigo desta arte é despencarmos no precipício do mal gosto, pois a linha que separa-o das criativas esculturas, é pra lá de tênue. Fiz uma seleção das que achei inspiradas, tomara que vocês curtam! BN

OS BICHOS:

AS FLORES:

FIGURAS HUMANAS:

ESCULTURAS DE PÃO/MANTEIGA/QUEIJO:

O divertido Coliseu de massa de pão…
Cesta de pão, feita da massa do próprio…
De queijo…
De manteiga…

CESTOS LINDOS:

POUT POURRI:

Digamos que em lugar da bandeja, entre uma cabeça… Mas o raciocínio é o mesmo!

 

O CHEF GARDE MANGER! Read More »

PALESTRA IMPERDÍVEL COM GISELA AMARAL!

Amanhã temos um encontro inadiável, para o bem da nossa saúde: a palestra da craque Gisela Amaral que nos falará, com todo seu talento, sobre a prevenção ao câncer de mama.

A palestra estará dividida em três módulos, cada um mais importante que o outro, e é a própria Gisela quem resume cada um deles:

MÓDULO 1- PREVENÇÃO:
É importantíssimo a obrigação com você mesmo, mais precisamente O compromisso, de fazer Prevenção sobre qualquer tipo de Câncer. Em 365 dias que o ano tem, reservar um para exames médicos.

MÓDULO 2- DIREITOS:
Saber sobre seus Direitos, como paciente de Câncer, resumidos na Lei 2009 que prevê, entre outros, o direito de sacar reais em 2 lugares diferentes no mesmo dia, isenção de 6 impostos, viagens com acompanhante em qualquer transporte ambos grátis, ida e volta, inclusive e principalmente quando o local residência é distante do centro de tratamento.

MÓDULO 3- REAÇÃO DO PACIENTE:
Além de obedecer à prescrição médica, o que inclui remédios, cirurgias, quimioterapias, radioterapia, o paciente deve conhecer sua própria Reação, para alcançar a melhor defesa para suas imunidades.

Então meninas, nos vemos por lá: a domani! BN

 

PALESTRA IMPERDÍVEL COM GISELA AMARAL! Read More »

A HISTÓRIA MÁGICA DO VASO AZUL!

Como as personagens deste lindo livro, que deixam suas histórias pra conquistar o mundo, nosso vaso azul também abandonou a dele pra ser imortalizado por Guignard!

“Once upon a time, there was a magic kingdom and a beautiful blue vase, that one day became a star, by the hand of a glorious painter”…

Eis o lindo vaso azul, ainda em sua versão “Gata Borralheira”, esperando ser levado do marché francês!

Começo este post como um conto de fadas, pra mostrar que inclusive um lindo e solitário vaso pode ter seu dia de Cinderella e tornar-se uma celebridade do mundo das artes, como aconteceu com este azul, em questão. Portanto meninas e meninos, não percam as esperanças…

Nosso vaso azul já embalado pra posteridade, pelo grande Guignard!

Sua história começa na Paris do ano de 1951, quando uma ilustre senhora mineira o compra, no  “marché aux puces”, e muda a sua pacata vida: de um cidadão renegado e à venda, ele passa a fazer parte de uma das famílias mais divertidas que conheço, ancorada num matriarcado duradouro e que há várias gerações produz mulheres inesquecíveis como Marielza Lima, a dona do vaso.

Duas inspirações de Guignard, na mesma foto: uauuuuu, Marielza, bien sûre, e o vaso azul!

Única, cheia de energia, personalidade e atitude, Marielza, musa, inspirou também seu amigo e conterrâneo, o pintor Alberto da Veiga Guignard, que não só lhe pintou a beleza mas também a do seu vaso francês, imortalizando o segundo, pois a primeira já veio ao mundo FOREVER!

O lindo vaso pronto pra ir pro baile, já pintado por Guignard!
A legenda que o identifica no mágico mundo das artes!

Apesar de toda amizade que tenho pela família, foi o acaso e o flanar pela “Arte Rio” que me mostrou esta delícia de história ou domingo não é dia de curtir coisas lindas? BN

Se não fosse eu cruzar com a queridíssima Esther Lima, uma das cinco maravilhosas filhas de Marielza, num stand da Arte Rio, jamais teria esta linda história pra contar pra vocês… Portanto, flanemos muito nesta vida, daí virão os grandes encontros.. .THE (happy) END! 

 

A HISTÓRIA MÁGICA DO VASO AZUL! Read More »

ALGUMAS LINDAS FACHADAS DOS ALPES AUSTRÍACOS PRA VOCÊS!

Linda e bucólica cidadezinha típica dos Alpes austríacos: pequena jóia!

Nada me encantou mais, nas cidades austríacas alpinas, do que a harmonia dos seus conjuntos arquitetônicos, onde predomina o estilo “chalé”, a quantidade de variações dentro do mesmo tema e a alegria de suas coloridas e enfeitadas fachadas.

Assim, achei que gostariam de curtir uma pequena seleção de fachadas que fiz, por curtição ou também para inspiração: vai que algum de vocês está querendo construir, reformar ou mesmo pintar a casa e está querendo idéias. Como “shape”, combinam mais com região serrana, mas os coloridos ficam bem em qualquer lugar.

Desculpem-me certas fotos, mas as ruas eram muito estreitas, o ângulo apertado e a fotógrafa aprendiz de feiticeira, mas tomara que gostem! BN 

Adorei este lindo chalé “patriota”com as cores da nossa bandeira.
Sou louca por mansarda!
Acho que estas “bay windows”, salientes nas fachadas, dão o maior charme à construção.
Que colorido mais lindo…
Jardineiras são tudo nesta vida, não?!
Lindas as molduras com pinturas decorativas: amo exterior caprichado…
Charme total e cores também!
Ai que delícia de fachada, toda plantada…
As pinturas desta fachada são um escândalo!
Que tal esta belezura?!
Simpatissíssima!
Ai meu Deus, esta dá vontade de levar pra casa…
Deliciosa!
Amei: o crucifixo pendurado por fora, proteção inusitada.
Lindinha esta fachada!

 

ALGUMAS LINDAS FACHADAS DOS ALPES AUSTRÍACOS PRA VOCÊS! Read More »