Bebel Bittencourt Niemeyer

OS MARAVILHOSOS SANTEIROS POPULARES DAS MINAS GERAIS!

 

Nós três, aqui do BLOG, adoramos nossas raízes mineiras, terra de tantos predicados que agrega valor inestimável fazer parte deste povo criativo e arteiro, no melhor dos sentidos, culpado por tudo de maravilhoso que vem das Minas Gerais.

A linda Vila Rica: Amamos nossas raízes mineira…

Introdução feita e geografia definida, é do particular da arte mineira que este post vai tratar, pois nas Gerais canta-se bem, escreve-se o fino, pinta-se o sete com maestria, esculpe-se melhor ainda e sempre com a benção do tempo, pois “o que passou não passa, em Minas, cotinua a viver”, disse o Mestre Alceu do Amoroso Lima.

Beleza de escultura esta Santana de Mestre Corguinho… Esta jamais passará, nem em Minas nem em qualquer outro lugar!

De lá e ilustrando o parágrafo acima, me deslumbrei por um livro que só o título já é uma inspiração: “A Mão Devota”, da Editora Bem Te Vi, que fala sobre os anônimos santeiros populares das Minas Gerais, nos séculos 18 e 19, escultores cujos talentos deixaram uma herança singular para a arte do Brasil, como preconiza o az do assunto Angelo Oswaldo de Araújo Santos, incansável menestrel da arte de sua gente.

Talento pra dar e vender como o de Mestre da Catequese que esculpiu esta maravilhosa Santa Rita, a quem tenho especial devoção.

O livro é lindo, singelo e grandioso, tocante e definitivo e me arrebatou pela originalidade do assunto, que eu desconhecia, e a comovente beleza dos assuntados. Que descanso pro espírito folheá-lo e ir conhecendo um glossário de Mestres nunca dantes navegados, com nomes deliciosos como Mestre do Estilo Delicado, Mestre da Forma Simples, Mestre da Cara Redonda… Ver santos, lindos, compartilhando conosco as suas devoções, tudo amparado por um texto impecável do seu autor José Alberto Nemer. Fora a jóia de prefácio, do já citado e também Mestre, Angelo Oswaldo.

Nomes tipo Mestre da Borboleta, autor desta linda N S da Expectação…
… Ou Mestre dos Santos Pretos, que esculpiu este maravilhoso São Benedito…
E também Mestre do Estilo Delicado e sua Santana!

Nem preciso dizer que “A Mão Devota” já está na minha mesa de centro e que recomendo-a, vivamente, para os crédulos e, sobretudo, os amantes da arte brasileira! BN

MAIS UMA PALHINHA DAS BELEZAS PRODUZIDAS POR ESTES MESTRES PRA TE ENCANTAR!

N S da Conceição, por Mestre do Leque, amei!
São Mateus de Mestre da Canelura!
Mestre Piranguinha e seu São Vicente Ferrer!

OS MARAVILHOSOS SANTEIROS POPULARES DAS MINAS GERAIS! Read More »

SOUFFLÉ DE CHOCOLATE COM CHANTILLY DE MENTA: UM MUST EAT!

Eis o Batman e Robin da gastronomia: Chocolate+ menta. 

Toda araruta tem seu dia de mingau, já dizia confiante, meu adorado tio João Bosco Gonçalves. Pois eu, e minha santa ignorância gastronômica, tivemos o nosso dia de glória quando fizemos uma única contribuição à gastronomia do meu entorno: ela é parte da receita de hoje.

Cansada de servir o maravilhoso soufflé de chocolate da Irene, sempre com chantilly, um belo dia resolvi pedir-lhe que o “mentolasse”, pois sou louca por “After Eight”, o chocolate. E foi guerra de uma semana, da gênia Irene, contra as leis da química até conseguir fazê-lo, sem sorar: acabou virando um carro-chefe aqui de casa. Se por acaso a bisavó de algum de vocês tiver tido a mesma idéia, no século XIX, mil perdões.

Voltemos ao XXI…

Close up no soufflé!

SOUFFLÉ DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:
350 g de chocolate meio amargo da Nestlé ou amargo da Kopenhagen;
200 g de manteiga sem sal;
8 ovos;
2 colheres de açúcar de confeiteiro;
1 1/2 xícara de açúcar light;
1 colherinha de café de fermento Royal (segredinho que me foi passado pela maravilhosa Helena Gondin: o soufflé sobe que nem foguete da Nasa).

 PREPARO:
– Derreta o chocolate com a manteiga, em banho Maria e deixa esfriar bem;
– Separe as claras das gemas;
– Bata as gemas, com o açúcar light, até formar um creme homegêneo e claro;
– Junte este creme ao chocolate derretido com a manteiga;
– Bata as claras em ponto de castelo;
– Misture tudo, delicadamente: muito importante para o resultado final;
– Jogue a mistura na tigela de soufflé e misture a pitada de fermento;
– Leve ao forno, que deve ser pré aquecido, a 250 graus, por 15 minutos;
– Deixe o soufflé assar por aproximadamente 20 minutos;
– Importante: acenda a luz do forno para ficar controlando a crosta que vai se formar e não deixa-la queimar;
– Retire do forno e polvilhe a crosta com as duas colheres do açúcar de confeiteiro;
– Pronto pra servir!

O chantilly de menta, no detalhe!

CHANTILLY DE MENTA

INGREDIENTES:
500 ml de creme de leite fresco;
1/2 xícara de açúcar light;
1/2 xícara de licor de menta.

PREPARO:
– Bata, no liquidificador, o açúcar e o creme de leite fresco e bem gelado;
– Deixe, por uns 15 minutos, no congelador;
– Retire do congelador e sacuda bem, antes de recolocar no liquidificador;
– Bata, agora em velocidade baixa, por uns 10 segundos. Caso não chegue ao ponto, continue a bater, vagarosamente, até alcança-lo;
– Coloque, no congelador, por cinco minutos, junto com o licor de menta,
– Misture, delicadamente, e sirva.

Não esqueçam de me contar se a receita aconteceu… BN

SOUFFLÉ DE CHOCOLATE COM CHANTILLY DE MENTA: UM MUST EAT! Read More »

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO… KIWI!

Kiwi, nosso endereço predileto para uma refeição rápida e saudável: pra dar um refresco pro Ave César…

O KIWI, maravilhoso bar de sucos na ProForma Unidade 2, no Leblon, é uma espécie de criança prodígio: mal nasceu e já sabe o que é bom nesta vida…

Vou mostrar, neste post, o LUCKY SEVEN do pedaço, ou melhor, as sete maravilhas do cardápio do KIWI, dificílima tarefa, por sinal, pois tem tanta coisa gostosa por lá… BN  

Começo com esta joinha: sorvete natural de morango com banana, sem açúcar, nem leite…
A linda e amada do nosso BLOG, Lulu Moura, e o primeiro dos top seven: DI-VI-NO bolo de yogurt, é chegar e acabar…
Delicioso yogurt grego, o mais fashion de seus pares e a última moda em se tratando de gastronomia matinal… Pode ser incrementado por granola, mel ou frutas: meu café da manhã, quando saio correndo!
Combinado de sushi, feito diariamente, estalando de fresco…
A caprese mais light que conheço: tomate com cottage cheese e um tempero digno da mamma!
Vício: quiche e salada, os dois batem um bolão e você escolhe os sabores…
Luxo é isto: wrap à la carte, quer dizer, você monta o seu! Tão bom que até emagrece…

 

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO… KIWI! Read More »

O ESCRETE DE OURO DO CRYSTAL DO LEBLON!

Branca e Tiago comandam a seleção canarinha do Crystal e posam pro nosso BLOG no meio da obra que foi feita para recebê-los.

VISUAIS QUE TIAGO PRODUZIU NO FIM-DESEMANA:

O novo visual, super chic, da Leandra Leal: amei!
Agora é a vez da Giselle Batista posar com Tiago e seu novo look, charme total!

O cabeleireiro Crystal do Leblon está arrematando, hoje, a obra radical que andou fazendo, pra receber um timaço da beauté carioca que veio completar o seu já estrelado quadro de profissionais: porque o grande potin, dos últimos dias na cidade, foi a dança das cadeiras, no setor beleza.

Fechadas as contratações, conto pra vocês alguns dos maravilhosos mestres que estarão atendendo por lá, a partir de amanhã:

QUEM CHEGA:
Tiago Parente: o maravilhosos cabeleireiro das estrelas globais estráia junto com sua equipe;
Tom Reis:  maquiador de celebs como Xuxa, Carol Dieckmann e Luana Piovani, vou testa-lo na primeira oportunidade, dizem que ele é maravilhoso.

QUEM VOLTA:
Branca di Lorenzo e equipe maravilhosa:
 minha colorista, sem a qual meu mundo é diferente;
Lili: que faz das escovas mais caprichadas que conheço.

QUEM SEMPRE ESTEVE POR LÁ:
Jussara:
a designer de sobrancelha que mais gosto;
Petrus: coque divino é com ele;
João: dos grandes tinturistas da cidade;
Alberto: outro grande maquiador;
Marina: maravilhosa pra dia de festa e pras escovas do dia-a-dia;
Catherine: melhor massagem e cuidados que seu pé pode ter.
Tereza: Exímia nos penteados.
Rei: Faz jus ao seu apelido: reina, absoluto, na confecção de sanduíches e outras “cositas mas”.

Eu só torço pra que esta verdadeira seleção de profissionais da beleza façam um “pitsop” por aí FOREVER! BN

CONTATO:
21 2512 1148

CURTAM O DREAM TEAM DOS CABELOS E CIA:

Jussara: a rainha das sobrancelhas!
Lili e a escova nota 10!
Catherine e sua massagem de sonho, literalmente: impossível não dormir!
João: colorista de mão repleta!
Petrus: o rei dos coques!
Marina craque dos penteados!
REInaldo, o King dos lanchinhos light: quando vou ao Crystal, não almoço em casa por nada!

 

O ESCRETE DE OURO DO CRYSTAL DO LEBLON! Read More »