Arte e Cultura

Arte e Cultura

A GRANDE FOTÓGRAFA INDIANA

Como estou totalmente apaixonada pela India, vou falar aqui de Homai Vyarawalla que foi das maiores fotógrafas indianas de todos os tempos. Ela era chamada “Mummy” pelos outros fotógrafos em sinal de respeito e admiração.

Homai nasceu em 1913 e morreu en janeiro deste ano com 98 anos. Estudou na escola de Artes de Mumbai, e sua primeira experiência como fotógrafa profissional foi vendendo em sua escola, para seus amigos de classe, seus trabalhos, por algumas poucas rupias. Ela realmente foi mais que uma fotógrafa, foi uma refência para as mulheres indianas comprometidas em derrubar o machismo da tradição deste país, para conseguir construir uma sociedade mais justa.

Homai fotografou todos os grandes políticos indianos como Gandhi, Nehru, Indira Gandhi e suas fotos viram ícones mundiais, como por exemplo a fotografia do enterro de Gandhi ou da familia de Nehru, personagem que amava fotografar, e a foto mais importante foi certamente a tirada no dia 15 de agosto de 1947 durante a cerimônia para içar a bandeira no Red Fort, quando foi decretada a independência da India da Coroa Britânica.

Atualmente uma grande exposição com toda a retrospectiva de suas fotos está acontecendo no “Rubin Museum of Art” em New York e ficará até dia 14 de janeiro de 2013. Este programa é imperdível! MP

Homai Vyarawalla no seu começo! Grande revolucionária da época pois não havia NENHUMA mulher fotógrafa.

Esta foto deve ter uns 5 anos….Grande mulher esta “Mummy”.

Esta é Nehru, primeiro ministro da India.

Nehru colocando o “tilak” que é o sinal de boas vindas em Jacqueline Kennedy.

Grande Nehru.

Umas das fotos mais importantes de Homai, a cerimônia de independência da India.

O emocionante funeral de Gandhi.

 

A GRANDE FOTÓGRAFA INDIANA Read More »

FAZENDA CATUÇABA

A fazenda Catuçaba foi uma descoberta que fiz através de uma amiga francesa pois o dono é também um francês.

Achei o lugar maravilhoso e perfeito para quem quer sossego e muita paz. Às vezes, precisamos um pouco de calma para nos reenergizarmos, sair da rotina para pensar ou apenas descansar em boa companhia com um bom livro e uma paisagem que nos dê paz… Achei este lugar ideal para um repouso gostoso!

MP

O lugar é uma antiga sede de fazenda de café construída em 1850, num terreno gigantesco, situada em Ubatuba, a 2 horas e meia de São Paulo. As opções são diversas: cavalgadas maravilhosas, banhos de cachoeira e quase toda a alimentação é fabricada e plantada na própria fazenda, sem agrotóxicos, como: pão, manteiga, geléia, cachaça, legumes, café e até o vinho, que delícia!

A linda sede.

Paisagens deslumbrantes!

cavalgadas…

Em breve 20 casas serão construídas pelo arquiteto Marcio Kogan para serem alugadas ou vendidas, sendo totalmente administradas pelo hotel, inclusive com o serviço.

Outro ponto que achei incrível é que qualquer artista do mundo pode se hospedar, dando em troca alguns trabalhos para a fazenda. Achei esta idéia de gênio!

VEJAM!

 

 

 

FAZENDA CATUÇABA
Tel: (55) 12 3671 6158
Tel: (55) 11 2495 1589
Fax: (55) 12 3836 9103
Fazenda Catuçaba
S/N Bairro do Pinga
12240 Catuçaba- Sao Luiz do Paraitinga
BRASIL
Endereço para correspondência
Fazenda Santa Helena

Caixa Postal 101,
11680-000 UBATUBA-SP
BRASIL

 

FAZENDA CATUÇABA Read More »

MARVIN HAMLISCH, um genio que partiu, mas sua obra é FOREVER…

 

 

 

Todas as maravilhosas músicas do incomparável MARVIN HAMLISCH, marcaram minha adolescencia, juventude, e minha vida. Momentos alegres, tristes, importantes, sem eu perceber, tinham o fundo musical de sua genialidade, em canções inesquecíveis…

 

 

Musicais da Broadway que assisti várias vezes, por pura paixão, como CHORUS LINE ( vi 8 vezes…) e THEY ARE PLAYING OUR SONG, e filmes inesquecíveis como James Bond- “O espião que me amava”, “Nosso amor de ontem” e “Golpe de Mestre”, fizeram parte de sua carreira premiadíssima com Oscars, Emmys e Tonys…

 

 

 

Compositor e maestro, o americano Marvin Hamlisch, faleceu em Los Angeles aos 68 anos de idade, esta semana, e quero aqui prestar nossa homenagem a este genio da música, que para sempre será lembrado.

Marvin Hamlisch nasceu em Nova York, em 1944, e fez seus estudos musicais na concorrida Juilliard School de New York, onde entrou aos 7 anos, e no Queens College.

Ele começou sua carreira na Broadway como pianista, antes de se lançar na composição de canções para filmes e musicais.

Marvin foi dos poucos artistas a conquistar os quatro prêmios mais importantes dos Estados Unidos: três Oscars (cinema), quatro Grammys (música), quatro Emmys (televisão) e um Tony (teatro), além de dois Golden Globes.

Recebeu seus três Oscars na mesma noite, em 1974, pela canção e música do filme “Nosso amor de ontem”, de Sydney Pollack, e pela melhor adaptação musical de “Golpe de mestre”, de George Roy Hill, para o qual adaptou as composições de Scott Joplin.

 

 

 

Seu musical “A Chorus Line” (1975), que lhe valeu o Tony e um prêmio Pulitzer.

Ainda entre os musicais, assinou as partituras de “They’re Playing Our Song” (1978), “A garota do adeus” (1993) e “Sweet Smell of Success” (2002).

 

 

 

No cinema, Marvin Hamlisch assinou composições originais de mais de 40 filmes, entre eles “007 – O espião que me amava” (1977), “Gente como a gente” (1980), “A escolha de Sophia” (1982), “Três homens e um bebê” (1987) e “Frankie e Johnny” (1991).

Sua última composição para o cinema foi em 2009, para “O informante” de Steven Soderbergh.

Marvin Hamlisch era amigo íntimo de Barbra Streisand, que atuou ao lado de Robert Redford em “Nosso amor de ontem”. Ele foi diretor musical de suas turnês americana e britânica em 1994, e do programa para a televisão “Barbra Streisand: The Concert”, que lhe valeu dois Emmy Awards.

 

 

No show de ano novo que Barbra Streisand fez em Las Vegas, ele foi regiamente e merecidamente homenageado. Amigos comuns sempre contaram o quão doce, simples, sem nenhuma pretensão, e talentoso este grande artista era.

Aqui no 40 FOREVER, um pouco dos maravilhosos momentos que ele nos proporcionou com suas músicas, cantadas por grandes nomes !

AC

 

 

 

 

 

MARVIN HAMLISCH entre Jon Corzine e Lily Safra, sua grande amiga

 

Marvin Hamlisch e Barbra Streisand

 

Marvin e Liza Minelli

 

Terre e Marvin Hamlisch

 

AC

MARVIN HAMLISCH, um genio que partiu, mas sua obra é FOREVER… Read More »

AUTO-RETRATO DO BRASIL!

 

A capa já é um must!

Estou cada vez mais convencida que curadoria é tudo nesta vida pois, quem é bom neste riscado, tem o olhar contaminado pelo otimismo e acaba virando um especialista no melhor ângulo.

Já vi um especialista de mão cheia transformar o bom em maravilhoso, no estilo tirar água de pedra (quem foi, por exemplo, à maravilhosa exposição sobre o trabalho de Walt Disney, “Il Etait Une Fois”, no Grand Palais, sabe do que estou falando), ou pegar o assunto mais batido, chacoalhá-lo e re-mostrar a velha história de uma maneira nunca dantes navegada.

Como fez a editora que o BLOG louva, a Bem-Te-Vi, no belíssimo “Auto Retrato do Brasil”, de Marcio Rebello.

Contando a história da incrível coleção de auto-retratos de cem dos melhores artistas brasileiros, idealizada pelo autor, o livro faz um competente painel da arte brasileira de um ponto de vista original e convincente.

Como tão bem explicou Marcio Doctors em seu maravilhoso prefácio: “isto só é possível porque, hoje, aceitamos que a obra é o artista e o artista é a obra. No auto-retrato, esse círculo se fecha”. Grande Rebello, que é colecionador, com curadoria própria e da maior categoria!

Tenho este livro, super bacana, na mesa de centro de minha sala e adoro folheá-lo: é um tremendo passeio o que faço, de quando em vez, por seus maravilhosos rostos ou não, obras tão diversas como o próprio Brasil e sua arte. Vou te contar um segredo, este é meu presente de casamento predileto, as noivas amammmmm! BN

ALGUNS AUTO-RETRATOS:

O auto retrato de Anna Bella Geiger!
Auto-retrato de Luiz Zerbini!
Auto-retrato de Marilia Kranz
A vez de Tunga!

 

AUTO-RETRATO DO BRASIL! Read More »